Definidas as oitavas de final da Champions League 2020/21

Oitavas de final da Champions League 2020/21

Em sorteio realizado hoje dia 14 de dezembro de 2020, foram definidos os confrontos das oitavas de final da Champions League 2020/21.

O momento que muita gente que como eu acompanha de perto o futebol europeu estava esperando, aconteceu hoje com o sorteio das oitavas de final da Champions League.

Confiram como ficaram os jogos:

  • Borussia Mönchengladbach x Manchester City
  • Lazio x Bayern de Munique
  • Atlético de Madrid x Chelsea
  • RB Leipzig x Liverpool
  • Porto x Juventus
  • Barcelona x PSG
  • Sevilla x Borussia Dortmund
  • Atalanta x Real Madrid

Oitavas de final da Champions League

Os jogos de ida serão realizados em 16, 17, 23 e 24 de fevereiro, e as partidas de ida, em 9, 10, 16 e 17 de março. Os primeiros colocados dos grupos decidirão em casa. A tabela completa será divulgada ainda nesta segunda-feira.

Curiosidade

Vocês sabiam que hoje, dia 14, dia do sorteio das oitavas da Champions League, nenhum dos 16 clubes é líder do seu campeonato nacional?

Isso para mim evidencia o momento atual que vivemos, onde os melhores times sofrem com o achatamento técnico do futebol, com o nivelamento por baixo.

Explico, os melhores times, os que tentam se impor nas partidas, os que teoricamente são mais bem treinados, com melhores jogadores, mais dinheiro e mais organizados estão sofrendo, com a queda geral da qualidade houve um achatamento das diferenças técnicas entre os times, os melhores times com baixa por lesão na teoria tem melhor banco, mas é difícil você substituir um Neymar, um Messi, um Cristiano Ronaldo, por melhor que seja o reserva.

Então, quando um time tem 5,6, 10 baixas em um jogo, o time que tinha Messi, Suarez, Neymar, ou vindo pro Brasil, Arrascaeta, Gabigol, Rodrigo Caio, esse time sofre mais, pois entram Léo Pereira, Michael, Pedro Rocha, que provavelmente seriam titulares em outros times, mas que fazem a qualidade do time do Flamengo nesse caso, cair muito, e sem o devido treinamento e preparo físico, há um achatamento das diferenças de entrega em campo.

Meus favoritos

Para mim a turma da direita dos confrontos, que são os líderes dos grupos são favoritos, mas em alguns casos o confronto é mais ou menos equilibrado.

Vamos lá, jogo por jogo:


Borussia Mönchengladbach x Manchester City

O Borussia Mönchengladbach  é oitavo da Bundesliga, na fase de grupos em seu último jogo perdeu por 2×0 para o Real Madrid e perdeu nesse jogo a liderança do seu grupo para os espanhóis, o time alemão  vai pegar o Manchester City que mesmo com o investimento milionário e tendo Guardiola como técnico hoje é apenas nono na Premier League, mas venceu seu último confronto na Champions League, na fase de grupo contra o Olympique de Marseille por 3×0.

Meu palpite aqui é que o City empata na Alemanha e ganha na Inglaterra.

Manchester City se classifica.


Lazio x Bayern de Munique

A Lazio vem em nono na séria A italiana, em seu último jogo da fase de grupos da Champions empatou com o Club Brugge da Bélgica e agora vai enfrentar o poderoso Bayern de Munique, atual campeão europeu, líder do seu grupo na fase anterior e que é segundo colocado na Bundesliga, um ponto atrás do Leverkusen.  Em seu último jogo na fase de grupos da Champions o Bayern venceu com tranquilidade o Lokomotiv Moscow pelo placar de 2×0.

Por já ter morado na Itália tenho certa simpatia pela Lazio, mas aqui qualquer resultado que uma classificação do Bayern para mim vai ser zebra.

Vejo como possível duas vitórias do lado alemão.

Bayern de Munique se classifica.


Atlético de Madrid x Chelsea

O Atlético de Madrid hoje é líder da La Liga, o campeonato espanhol, com o mesmo número de pontos que o Real Sociedad e Real Madrid. 

Em seu último jogo na Champions o Atlético bateu o Red Bull Salzburg por 2×0 na Áustria e ficou em segundo em um grupo que o líder foi o Bayern de Munique.

O adversário do Atlético nesse jogo será o Chelsea que foi líder invicto do grupo E, mas empatou seu último jogo da fase de grupos contra o modesto FC Krasnodar da Rússia por 1×1, hoje o Chelsea é apenas sétimo colocado da Premier League e por essa fase oscilante do time inglês eu prevejo um confronto bastante equilibrado.

Para mim o Chelsea tem um melhor elenco, melhor time no papel, mas o Atlético vive um melhor momento, prevejo um empate na Inglaterra e vitória magra do Atlético na Espanha.

Atlético de Madrid se classifica.


RB Leipzig x Liverpool

O Red Bull Leipzig no momento é terceiro da Bundesliga, com a mesma pontuação do Bayern, terminou em segundo no grupo H, atrás do PSG nos critérios de desempate, ganhou seu último jogo na fase de grupos da Champions do Manchester United por 3×2 consolidando seu bom momento na temporada.

Já o Liverpool, atual campeão mundial e da premier league,  ficou em primeiro no grupo D, a frente do Atalanta e empatou seu último jogo da fase de grupos na Dinamarca contra o FC Midtjylland por 1×1.

Na Premier League o Liverpool é  líder isolado(atualizado em 17 de dezembro, no dia 14 não era, Liverpool ganhou do Tottenham em jogo de 6 pontos), 3 pontos a frente do Tottenham de José Mourinho.

Jogo com certo equilibrio, dois bons times, mas acredito que o time inglês tem um trabalho mais maduro e consolidado e deve empatar na Alemanha e ganhar em casa.

Liverpool se classifica.


Porto x Juventus

O Porto é terceiro na Primeira Liga de Portugal, atrás de Sporting e Benfica, em seu último jogo da fase de grupos da Champions o Porto foi a Grécia onde venceu o Olympiacos do brasileiro Rafinha por 2×0, o brasileiro esteve em campo os 90 minutos, mas nada pode fazer pelo seu time.

No grupo C da Champions o Porto terminou em segundo lugar atrás do Manchester City, com um total de 13 pontos.

Já  a Juve terminou o grupo G em primeiro lugar, empatada em pontos (15pts) com o Barcelona, mas a frente pelos critérios de desempate.

Em seu último jogo na fase de grupos a Juventus enfrentou o Barcelona na espanha valendo a liderança do grupo e não tomou conhecimento do time Catalão enfiando 3×0 e assumiu a liderança do seu grupo.

No campeonato italiano a Juve está em teceiro lugar, 4 pontos atrás do líder Milan e 3 pontos atrás da Inter de Milão, atual segunda colocada.

Esse vai ser bom confronto, acho que os portugueses devem oferecer certa resistência, mas no final a Juve se classifica, acredito em vitória do Porto em portugal e da Juve na Itália com melhor saldo nos 2 confrontos para os italianos.

Juventus se classifica.


Barcelona x PSG

Esse deve ser o duelo que vai atrair mais atenção, menos pela atual qualidade dos times e mais pela história e os talentos individuais envolvidos no confronto como Messi, Mbappe e Neymar entre outros.

O Barcelona hoje é apenas quinto colocado na La Liga, o Atlético de Madrid é o líder 6 pontos a frente.

Na Champions o Barcelona se classificou em segundo no grupo C, perdendo justamente o último jogo para o Porto por 3×0 em Barcelona, derrota que custou o primeiro lugar no grupo e permitiu esse confronto com os franceses.

Aqui é um duelo complicado de muito talento individual, mas o momento do Barcelona não permita aspirar por grandes feitos, meu palpite é que nesse confronto vai dar PSG, se falássemos alguns anos atras que algum dia os franceses seriam favoritos diante do Barcelona, soaria absurdo. 

PSG se classifica.


Sevilla x Borussia Dortmund

O Sevilla tem um ponto a menos que o Barcelona na La Liga e está em sexto na tabela de classificação.

Na Champions se classificou em segundo no grupo E, atrás do Chelsea, e, em seu último jogo da fase de grupos derrotou o Stade Rennais na França por 3×1.

Já o Dortmund se classificou na Champions como líder do grupo F a frente da Lazio e venceu seu último jogo na fase de grupos na Rússia por 2×1 contra o Zenit St. Petersburg.

Na Bundesliga o Dortmund é quarto colocado, com 6 pontos a menos que o Leverkusen.

Aqui para mim os alemães são favoritos com alguma sobra e aposta em vitória do Dortmund nos dois jogos.

Borussia Dortmund se classifica.


Atalanta x Real Madrid

O Atalanta mais uma vez se classifica para as oitavas de final, mas é apenas o oitavo no campeonato italiano, 10 pontos atrás do Milan.

Se classificou em segundo no grupo D, atrás do Liverpool e em seu último jogo na fase de grupos ganhou por 1×0 do Ajax na Holanda.

Já o Real Madrid terminou como líder do grupo B, a frente do Borussia M’gladbach, liderança conquistada justamente ao vencer o Borussia M’gladbach por 2×0 na Espanha no último jogo da fase de grupos.

No campeonato espanhol o Real Madrid é terceiro, mas divide a liderança com Altético de Madrid e Real Sociedad, todos com 26 pontos, ficando atrás nos critérios de desempate.

Os italianos foram muito bem na Champions ano passado, o Real Madrid vem oscilando muito ainda esse ano, não passa a confiança de outros tempos, mas ainda sim é um time mais sólido e acredito que deva perder na Itália e ganhar na Espanha, se classificando no saldo final.

Real Madrid se classifica.

 

No comments yet! You be the first to comment.